Skip to main content
Capa do Evento Seminário “Memórias de Resistência e Revolução”

Numa parceria entre a UPP e o projeto “Construir a Democracia Participativa – Associações Populares de Abril no Porto”, realiza-se o Seminário “Memórias de Resistência e Revolução”. Serão intervenientes:
– Maria João Antunes, associada da Universidade Popular do Porto e membro da equipa de investigação do projeto “AprilGrassroots: Construir a Democracia Participativa – Associações populares de Abril no Porto”, desenvolvido pelo INED/ Escola Superior de Educação do Porto. Apresenta o Centro de Documentação e Informação da Universidade Popular do Porto sobre o movimento operário e popular do Porto no século XX, procurando refletir sobre a recolha e preservação da memória como forma de resistência associativa, popular e política.
– Artur Sá da Costa, nasceu a 20 de novembro de 1944, em Famalicão, e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Destacou-se como ativista político contra a ditadura e na consolidação da democracia em Famalicão. Apresenta o projeto que deu origem à obra “Memórias de Uma Revolução Popular”, que reúne os testemunhos de 50 personalidades envolvidas no processo revolucionário em Famalicão.
– César Manuel de Castro Machado, nasceu a 23 de junho de 1962, em Guimarães, e licenciou-se em Direito na Universidade de Coimbra. Destacou-se como dirigente associativo e autarca. Apresenta o livro Guimarães – Daqui Houve Resistência, que reúne 25 testemunhos de resistentes antifascistas vimaranenses, tendo sido adaptado a série ficcional em 2025.
– Joana Dias Pereira, investigadora do Instituto de História Contemporânea e professora convidada das ESEs de Setúbal e Lisboa. Desenvolve o projeto a Longa História do Associativismo livre no âmbito do qual tem recolhido histórias de vida de ativistas em diferentes regiões do país.

“AprilGrassroots: Construir a Democracia Participativa – Associações Populares de Abril no Porto” é apoiado pela linha concursal «O 25 de Abril e a democracia portuguesa», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

O apoio destinou-se a projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de natureza interdisciplinar e pluridisciplinar, contemplando também projetos de tratamento arquivístico, de digitalização e de estudo de acervos documentais, bem como a criação de recursos educativos que se enquadrem na temática da construção da democracia portuguesa: história, memória e práticas democráticas.

Condições de acesso ao evento

A participação presencial é livre. Se pretender participar por videoconferência envie e-mail para secretaria@upp.pt ou preencha o formulário de inscrição em http://bit.ly/44mnTZZ para poder receber os dados de acesso.

#50anos25abril