Arte pela Democracia em outubro: teatro, música e homenagens à liberdade
Em outubro, o Programa «Arte pela Democracia» — promovido pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES) — continua a celebrar a liberdade e a democracia com uma série de eventos culturais por todo o país. Conheça os destaques do mês e participe nesta viagem artística e reflexiva.
A peça “Guião para um país possível”, que revisita os registos das transcrições parlamentares, destacando as conquistas e desafios da democracia portuguesa, será apresentada no Teatro Municipal da Covilhã a 5 de outubro, no Cineteatro S. Pedro, em Alcanena a 11 de outubro, e na Casa das Artes de Miranda do Corvo a 18 de outubro. Este espetáculo, criado a partir dos registos históricos das transcrições dos Diários da Assembleia da República, oferece uma visão única sobre os últimos 50 anos da democracia portuguesa.
O espetáculo “Lá no Xepangara”, uma homenagem lusófona a José Afonso, acontece a 10 de outubro na Reitoria da Universidade NOVA de Lisboa. Liderado por Manuel de Oliveira, este projeto envolve artistas como Isabel Novella, Selma Uamusse, Fred Martins, Karyna Gomes e Edu Mundo. Através da música e da palavra de José Afonso, o espetáculo reflete sobre a influência da cultura africana na obra do cantor e o seu papel na luta pela descolonização e democratização. Este evento celebra a vida e o legado de Zeca Afonso, promovendo a sua aproximação à comunidade lusófona e aos jovens.
A 13 de outubro, a Ilha de São Miguel, nos Açores, recebe o #6 Encontro Tresmalhar nas Furnas, em Ponta Delgada. Este encontro explora formas alternativas de emparelhamento humano, desafiando os algoritmos digitais que moldam as nossas interações diárias. Através de experiências artísticas conduzidas por Helena Oliveira e Rita Serra e Silva, os participantes são convidados a explorar novos modos de conexão em tempo e espaço reais.
Para mais informações sobre os eventos de outubro, consulte a Agenda 25.04.
Arte pela Democracia
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadram nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuem para a reflexão sobre a importância deste marco na construção da democracia. Esta iniciativa é organizada em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES). Saiba mais em Arte Pela Democracia.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começaram em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano é dedicado a um tema prioritário, destacando a importância destes eventos na construção e afirmação da democracia. A partir de 2024, as iniciativas vão centrar-se nos três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA): descolonização, democratização e desenvolvimento.