Comissão apresenta coleção «O 25 de Abril Visto de Fora» na Feira do Livro de Lisboa
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresenta esta segunda-feira, dia 9 de junho, às 19h00, na Feira do Livro de Lisboa (Praça Laranja), o mais recente volume da coleção «O 25 de Abril Visto de Fora»: A Política no Portugal Contemporâneo. Os partidos e a consolidação da democracia, de Thomas C. Bruneau and Alex Macleod.

A sessão contará com a participação de Michael Baum, investigador e professor de Ciência Política, António Costa Pinto, coordenador da coleção, e Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A coleção “O 25 de Abril Visto de Fora” reúne dez obras inéditas em português sobre a Revolução e a consolidação da democracia, com especial enfoque em perspetivas de autores estrangeiros. A publicação dos volumes vai decorrer até 2026, acompanhando o Programa das Comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril.
A Política no Portugal Contemporâneo
A obra A Política no Portugal Contemporâneo, de Thomas C. Bruneau e Alex Macleod, é uma análise profunda do processo de transição e consolidação democrática em Portugal após a Revolução de 25 de Abril de 1974. Foi escrita num momento em que Portugal estava a consolidar o seu regime democrático, após mais de uma década de transformações políticas intensas.
Bruneau e Macleod procuram compreender como os partidos políticos contribuíram para o desenvolvimento de uma democracia estável em Portugal, refletindo sobre temas como: a transição do autoritarismo à democracia; a aprovação da Constituição e a institucionalização do sistema partidário; as características os partidos políticos; o sistema político e eleitoral; e os desafios que se colocavam à democracia.
A Política no Portugal Contemporâneo foi um dos primeiros estudos académicos internacionais sobre a democracia portuguesa pós-1974, revelando-se particularmente útil compreender os primeiros anos da democracia portuguesa.
Para saber mais sobre a coleção «O 25 de Abril Visto de Fora», consulte: https://50anos25abril.pt/iniciativas/o-25-de-abril-visto-de-fora/
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) constituem os eixos temáticos das celebrações, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.