Skip to main content

Revelado o mural “A minha Liberdade é de todos” que reúne mais de 12.500 participações de todo o país

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril, e o fotógrafo Alfredo Cunha inauguraram com as suas próprias criações o mural digital que celebra a liberdade. Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com o Gerador, que desafiou jovens de todo o país a transformarem o lápis azul usado pela censura num símbolo da liberdade. O mural digital pode ser visitado online e continua aberto a mais participações.

Foi revelado no dia 24 de abril o mural colaborativo digital «A minha Liberdade é de todos», um projeto da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com o Gerador, a plataforma independente de jornalismo, cultura e educação, que transformou o lápis azul usado pela censura num símbolo da liberdade de expressão.

De fevereiro a abril, o projeto visitou mais de 200 escolas de todo o país, em colaboração com o Plano Nacional das Artes, convidando os alunos a utilizarem a edição especial do histórico modelo de lápis da Viarco “Olímpico 291” e a transporem para um quadrado do tamanho de um azulejo tradicional português a sua interpretação da liberdade. Ao mesmo tempo, através do site do projeto, qualquer pessoa interessada submeteu a sua criação livre. Este mural único no mundo, que celebra os 50 anos do 25 de Abril, conta, neste momento, com mais de 12.500 participações livres. 

O mural foi revelado no dia 24 de abril na iniciativa «Jovens no Quartel do Carmo, 50 anos do 25 de Abril», dirigida ao público escolar, com as criações do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, do coronel Vasco Lourenço e do fotógrafo Alfredo Cunha, bem como de 300 alunos do Ensino Secundário, de 14 escolas de Lisboa, Loures, Carcavelos, Tocha, Marinha Grande, Palmela, Figueira de Castelo Rodrigo, Coimbra, Aveiro, Mortágua, Ansião e Vila Nova de Gaia.


O mural pode ser visitado em gerador.eu/aminhaliberdadeedetodos-50anos25abril/ e continua aberto a mais participações.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026   

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.   

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril