Mais de 2 mil alunos já participaram no projeto 50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens
O projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento local «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», que pretende dar aos jovens instrumentos para fortalecer a sua participação democrática, já contou com a participação de mais de 2 mil alunos, em 20 Assembleias Participativas realizadas em 15 cidades de Portugal continental e nas ilhas.
Esta é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril em parceria com a start-up MyPolis e 40 autarquias, e pretende desenvolver à escala nacional um movimento de inovação para a Democracia participativa.
Assim, milhares de jovens estão a ser desafiados a transformar os seus territórios em diálogo com os seus representantes políticos, através da constituição de Assembleias participativas.
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para os seus territórios. Posteriormente, nestas Assembleias Participativas, os jovens apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Apps, casas para pássaros e atividades de rua
App LET — Lagoa em Trocas
Aplicação de trocas para fomentar a economia circular. A Câmara de Lagoa oferecerá apoio técnico para o desenvolvimento da proposta.
Atividades de Rua e Convívio
Introduzir jogos físicos não digitais na escola, para combater o sedentarismo. A Câmara de Lagos disponibilizou-se para, através do seu Departamento de Desporto, para levar estes jogos para o espaço escolar.
Pintura das portas das casas de banho
Esta proposta, realizada por uma escola de Lisboa, responde ao desafio de garantir a conservação das portas da casa de banho. Os alunos consideram que, envolvendo a comunidade escolar na personalização das portas, é possível que se garanta a sua conservação. Já foi feito um pedido de doação de tintas e, no próximo ano letivo, serão realizadas oficinas de stencil e/ou formulários para o levantamento das frases a pintar nas portas.
Instalação de casas para pássaros
Alunos em Algueirão-Mem Martins identificaram a falta de elementos de fauna na sua escola e apresentaram na Assembleia a ideia de instalar “casas” para os pássaros. Eles construíram as casas com o apoio da família e da escola, e a Junta de Freguesia de instalou-as.
AGROGUARD
App proposta por alunos do Fundão para apoio aos agricultores, com sensibilização para o impacto das condições climáticas extremas nas produções e orientações concretas, adaptadas ao agricultor, para melhor proteger as suas plantações.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.