25 de Abril: exposição em Aveiro evoca os 52 anos do III Congresso da Oposição Democrática

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, em parceria com o Município de Aveiro, evoca o III Congresso da Oposição Democrática com uma mostra expositiva na Praça do Mercado Manuel Firmino, junto ao antigo Cine-teatro Avenida, local simbólico, onde o encontro teve lugar há 52 anos. A exposição, com entrada livre, pode ser visitada entre os dias 3 e 27 de abril.
Organizado entre 4 e 8 de abril de 1973, cerca de um ano antes da queda da ditadura, o III Congresso da Oposição Democrática teve como principal objetivo preparar um programa comum e listas unitárias para enfrentar, nas eleições para a Assembleia Nacional, a Ação Nacional Popular – nova designação da União Nacional, o partido único do regime fundado em 1932. Realizado na sequência de dois anteriores congressos “republicanos” (Aveiro, 1957 e 1969), o encontro procurou congregar diferentes correntes ideológicas e políticas, de várias gerações e tendências, incluindo militares que, um ano depois, participariam na Revolução dos Cravos.
“Este encontro deve ser compreendido pelo relevante contributo político das suas conclusões e como sinal de um crescente desejo de mudança, que o Governo temia, como ficou evidente na brutal repressão policial que se abateu sobre a manifestação popular realizada no último dia do encontro. Recordar, contextualizar e interpretar esse momento é determinante para se compreender o 25 de Abril”, recorda Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva
A exposição III Congresso da Oposição Democrática: 50 anos depois é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, realizada em parceria com a Câmara Municipal de Aveiro. Pode ser visitada na Praça do Mercado Manuel Firmino, em Aveiro, entre os dias 3 e 27 de abril.
Saiba mais sobre o III Congresso da Oposição Democrática
Para promover um maior conhecimento sobre este capítulo da história de Portugal, a Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril disponibiliza, no seu site, um dossiê histórico dedicado a este tema. Pode consultar o dossiê aqui.
Para saber como pode acolher esta e outras Exposições da Comissão, consulte o site das Comemorações, em 50anos25abril.pt/recursos/.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três “D” do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.
O ano de 2025 é dedicado às primeiras eleições livres.