3 mil alunos já participaram no projeto 50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens

O projeto de educação para a cidadania e desenvolvimento local «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», que pretende dar aos jovens instrumentos para fortalecer a sua participação democrática, já mobilizou perto de 3 mil alunos, em 30 Assembleias Participativas realizadas em 24 cidades de Portugal continental e nas ilhas.
No âmbito desta iniciativa, milhares de jovens estão a ser desafiados a transformar os seus territórios em diálogo com os seus representantes políticos, através da constituição de Assembleias Participativas.
Identificar problemas e criar soluções
Em contexto escolar, com recurso às ferramentas desenvolvidas pela start-up MyPolis, os alunos são convidados a pensar em melhorias para os seus territórios. Posteriormente, em Assembleias Participativas, apresentam as suas ideias aos representantes políticos, como o presidente da Câmara ou o presidente da Junta de Freguesia.
Os representantes políticos avaliam e comentam a viabilidade das ideias e partilham sugestões para aperfeiçoá-las. Em muitos casos, apoiam-nas e ajudam a implementá-las.
Para saber mais sobre o projeto «50 Anos de Democracia, 50 Assembleias Participativas Jovens», visite 50anos25abril.pt/iniciativas/50-assembleias-participativas/


Combate ao lixo na escola, empregos de verão, sustentabilidade e um espaço para os jovens
Entre as ideias propostas pelos participantes encontram-se:
Brigada de limpeza
Para sensibilizar os mais novos sobre a quantidade de lixo na escola, alunos de Algueirão-Mem Martins sugeriram a criação de uma brigada de limpeza. A Junta de Freguesia irá fornecer aos alunos luvas, sacos e t-shirts.
Emprego Jovem
Alunos de Alvaiázere pediram a criação de mais empregos de verão para os jovens a partir dos 16 anos.
Combate aos incêndios florestais
Para o próximo ano letivo, os alunos de Murça colocaram-se à disposição da escola para uma atividade de reflorestação do território.
Workshops sobre sustentabilidade com a população sénior
Os alunos em Loures propuseram a realização de workshops sobre a importância de separar o lixo, direcionados à população idosa. A ideia, além de promover a sustentabilidade, contribui para a socialização dos seniores.
Spot Jovem
Foi proposto um espaço de convívio em Odemira, gerido pelo município e pelos jovens. Com dinamização de várias atividades, como workshops, tardes de cinema e sessões de estudo.
Sobre a MyPolis
A MyPolis é uma organização que promove a aproximação dos jovens e dos seus representantes políticos. Fundada em 2018, tem como missão contribuir para uma Democracia com espaço para todas as pessoas.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.