45 projetos artísticos vão assinalar em todo o país 50 anos do 25 de Abril
A DGARTES comunicou hoje os resultados finais da primeira edição do concurso Arte pela Democracia, um Apoio em Parceria que resulta do acordo celebrado com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.
Reconhecendo que a criação artística pode contribuir para processos de reflexão sobre um regime democrático justo e igualitário na sociedade atual, O concurso Arte Pela Democracia tem como objetivo principal promover, através do desenvolvimento e implementação de projetos artísticos, a celebração dos direitos alcançados pela Revolução do 25 de Abril de 1974 e contribuir para a manutenção dos seus propósitos e para a construção da democracia e dos seus múltiplos significados no século XXI.
Com uma dotação financeira de um milhão de euros, nesta primeira edição, será concedido apoio a um total de 45 projetos, com predominância nas áreas artísticas de cruzamento disciplinar (19), teatro (9) e música (6), nos domínios artísticos da criação (27), programação (7), circulação nacional (4), ações estratégicas de mediação (1) e edição (6).
Os projetos abrangem todas as regiões do país: 11 projetos na região Norte, 6 projetos na região Centro, 22 projetos na Área Metropolitana de Lisboa, 3 projetos no Alentejo, 1 no Algarve, 1 na R.A. dos Açores e 1 na R.A. da Madeira.
Segundo Américo Rodrigues, Diretor-Geral das Artes, “estes apoios financeiros pretendem alcançar objetivos comuns à DGARTES e à Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril. Esses objetivos incluem o incentivo à participação da população mais jovem em atividades que promovam os valores da democracia, cidadania e igualdade, e o estímulo ao desenvolvimento de ações estratégicas de mediação de públicos que fomentem a interação entre gerações, motivando a partilha das memórias daqueles que viveram em ditadura”.
Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, afirma: “As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril são um momento de evocação coletiva do momento fundador da nossa democracia. Os projetos artísticos apoiados por esta parceria vão dar um contributo muito relevante para evocar o passado e refletir sobre os próximos 50 anos. É igualmente de grande importância o facto de o fazerem por todo o país. Todos estão convidados para celebrar meio século de liberdade”.
O Apoio em Parceria Arte pela Democracia decorrerá até 2026, prevendo-se a abertura de novos concursos, um em 2024 e outro em 2025.
Consulte aqui os resultados finais (Ata nº7 e Anexos I e II)