Skip to main content

50 anos 25 de Abril: «A revolução dentro da revolução» nas livrarias a 12 de setembro

O Livro «A revolução dentro da revolução – o controlo operário no Portugal rural», da cientista política norte-americana Nancy Bermeo, analisa a reforma e revolução no mundo rural português, tendo como tema central a gestão e o usufruto coletivos dos bens de produção. A obra está disponível em livrarias por todo o país a partir de 12 de setembro. É o sexto volume da coleção «O 25 de Abril Visto de Fora».

“O livro de Nancy Bermeo versa sobre um dos fenómenos mais interessantes da Revolução de 1974-1975: a revolução nos campos. Com ele, compreendemos melhor o que foram as unidades coletivas de produção e o movimento cooperativo, ou seja, as experiências de controlo operário desenvolvidas no contexto das ocupações de terras e da Reforma Agrária”, refere Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

A investigação responde a três perguntas que estão interligadas. A primeira, o que levou os assalariados rurais do sul a contestar as relações de propriedade e a criar herdades geridas por trabalhadores? A segunda, quais as repercussões a nível micro das unidades cooperativas geridas por trabalhadores, após a sua criação? Por último, qual era a natureza da interação entre as cooperativas e o sistema estatal no qual estavam inseridas? Como se desenvolveram no Estado pós-revolucionário?

A coleção «O 25 de Abril Visto de Fora»

«O 25 de Abril Visto de Fora» é uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a editora Tinta-da-china. Contempla um total de dez obras alusivas à Revolução e à consolidação da democracia em Portugal até agora inéditas em português, a maioria de autores estrangeiros. A publicação dos volumes vai decorrer até 2026, acompanhando o programa das Comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril. Tem coordenação de António Costa Pinto.

A autora

Nancy Bermeo é uma cientista política americana e é investigadora principal do Nuttfield College da Universidade de Oxford, onde foi responsável pela disciplina de Política Comparada. O seu trabalho foca-se nas causas e consequências das mudanças de regime. É detentora de bolsas da Fulbright Association, do Social Science Research Council, do German Marshall Fund, da Carnegie Endowment, do C.N.R.S. em França e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. É autora de diversos livros e artigos e editora de vários volumes académicos. Uma Revolução dentro da Revolução foi o seu primeiro livro, resultado da tese de doutoramento que defendeu na Universidade de Yale, e Ordinary People in Extraordinary Times (Princeton, 2003), um dos mais recentes, foi distinguido com o Prémio Best Book na área de Comparative Democratization pela American Political Science Association.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril