Skip to main content

50 anos 25 de Abril: Celebrações do Centenário de Mário Soares têm início a 5 de dezembro e decorrem até ao final de 2025

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril associa-se às celebrações do Centenário de Mário Soares, figura central na história contemporânea de Portugal e um dos protagonistas no combate à ditadura e na construção da democracia. Esta celebração tem início a 5 de dezembro, com uma semana marcada por diversas iniciativas em Lisboa e no Porto, e prolonga-se até ao final de 2025, com exposições, conferências, debates, conversas, publicações, espetáculos e filmes.

“O legado de Mário Soares, de coragem e compromisso com a liberdade e a democracia, permanece atual e inspirador. Soares foi uma figura incontornável no combate à ditadura e fundamental no processo de construção da democracia e de aproximação de Portugal à Europa. Recordá-lo, nas suas múltiplas facetas, e evocar os seus valores é também celebrar as conquistas de Abril. A transmissão deste legado às novas gerações é essencial para afirmar e continuar a democracia”, afirma Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril.

A semana do centenário

Na semana em que Mário Soares faria 100 anos (7 de dezembro), as celebrações começam no dia 5 de dezembro, no Porto, com a inauguração do Parque Urbano Mário Soares. A Câmara Municipal atribuirá o nome do antigo Presidente da República ao novo Parque Urbano da Lapa. No mesmo dia, será inaugurada na Casa de Serralves a exposição «O Sal da Democracia: Mário Soares e a Cultura», que apresenta um cruzamento entre a coleção de arte e outras obras e documentos que marcaram o pensamento e a ação de Mário Soares (de autores da sua preferência, de amigos e dele próprio), revelando a sua personalidade humana, política e cultural. Estará patente até maio de 2025.

No dia 6 de dezembro, em Lisboa, a Assembleia da República organiza uma sessão solene evocativa.

A 7 de dezembro, a Fundação Calouste Gulbenkian acolhe uma cerimónia evocativa com a participação de personalidades nacionais e internacionais, durante a qual será lançado o terceiro volume da coleção «Obras de Mário Soares», intitulado «Escritos da Resistência».

As Comemorações do Centenário de Mário Soares

As comemorações dos 100 anos do nascimento de Mário Soares decorrem até ao final de 2025.

O Programa inclui exposições, conferências, debates, conversas, publicações, espetáculos e filmes, com particular atenção às gerações mais jovens.

A exposição «Os Mundos de Soares», com foco na biografia e nos legados de Mário Soares, estará patente no Pavilhão de Portugal, em Lisboa, entre setembro de 2025 e fevereiro de 2026.

O congresso internacional «Mário Soares: uma vida entre séculos», que reúne académicos e cientistas para analisar, debater e refletir sobre a vida, ação e obra de Mário Soares e de Maria Barroso, tem lugar nos dias 9 e 10 de outubro de 2025, na Universidade de Coimbra. É uma iniciativa promovida pelo ISCTE, Universidade Aberta, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra, Universidade do Porto, Universidade do Minho e Universidade de Évora.

A biografia infantil «Mário Soares: no caminho da liberdade», com autoria de Luísa Ducla Soares e ilustração de Susana Carvalhinhos, sobre o percurso de vida e os valores de Mário Soares, destina-se aos estudantes do 1.º ciclo do ensino básico.

O documentário «Querido Mário», de Graça Castanheira, um dos projetos apoiados pela iniciativa da Comissão «Cinema pela Democracia», está também integrado nestas Comemorações. Parte da correspondência de Maria Barroso, que escreveu quase diariamente a Mário Soares durante os períodos de separação forçada entre o casal – primeiro, quando este esteve preso, depois deportado e, por fim, no exílio –e estabelece um diálogo entre estas cartas e os eventos políticos e sociais da época e a ação política de Mário Soares. Será exibido na RTP em maio de 2025.

A programação completa pode ser consultada em https://fmsoaresbarroso.pt/programacao/centenario-de-mario-soares


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril