O que é a Educação? Como se educa? O que se educa? Educa-se para quê? Para onde? Quem define o que é o futuro? Como se pode saber se estamos preparados para o futuro? E como se pode estar preparado para o futuro com fórmulas do passado?
Se a educação precede sempre um momento da vida em que se está fora dela, se está “formado”, como se diz, como é que a educação pode fugir à armadilha do passado? Como é que ela pode criar os espaços que permitem que uma criança educada ontem possa romper com a linha do tempo amanhã e usar qualquer coisa que foi aprendida num tempo anterior para rebentar com esse tempo e abrir o espaço do futuro? Se nos limitamos a reproduzir modelos educativos, ou se fechamos a educação num pequeno período da vida, corremos o risco de nos tornar obsoletos muito rapidamente. https://vimeo.com/779564554 20% da população mundial está sujeita a educação formal. Uma em cada 5 pessoas. E envolvidos nesse fenómeno estão milhares de professores, auxiliares, gestores e administradores. E o que é mais estranho é que o pensamento dessas pessoas todas sobre o sentido da sua vida e do seu trabalho não é tido em conta no pensamento das políticas e na definição de estratégias relativas à educação. Interessa-nos explorar não só o espaço da educação formal, mas também espaços de educação não-formal, ao longo da vida: creches, jardins de infância, escolas básicas, preparatórias, escolas secundárias, faculdades/universidades, centros de formação, universidades sénior…
A partir de uma pesquisa alargada sobre a educação, em cena poderemos vir a assistir a um combate: entre gerações, entre ideologias, entre estruturas de poder. https://agenda.50anos25abril.pt/wp-content/uploads/2023/12/social_share_teatro_ma_educacao-min.jpg Fotografia de ensaio ©JUNO
Programação associada à exposição Primaveras Estudantis: Celebrações do Dia Mundial do Teatro
Local: Grande Auditório
Duração: 60 minutos
Público: M/6