Espetáculo de visão ampla sobre o período do fascismo português, da revolução exemplar, e do que se seguiu ao fim da ditadura.
Tendo como espaço cénico uma arena de tourada – metáfora de batalhas e digladiar de forças – coloca em cena a ficção, a realidade e a especulação de uma época crucial da história portuguesa. É um espectáculo que faz culminar a viagem, que conta com música ao vivo, em parceria com a Orquestra de Vialonga, e a AEP 61-74, Associação de Exilados Políticos Portugueses, de onde parte o texto da pesquisa exaustiva e reflexo dos seus testemunhos.
«Cálice do Descontentamento» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.