Skip to main content

«Kioskzine – Especial Liberdade» é, desde logo, uma expressão cuja tradução tem por sinónimo um projeto sob a alçada da Associação Cultural Dez Quinze, recém-criada em Abril de 2023 por José Farinha e Paulo Pimenta, com sede no Porto (estrutura esta que visa promover e divulgar a fotografia em Portugal), e que consubstancia o lançamento de uma publicação e consequente exposição fotográfica.

O projeto reveste-se de alguma singularidade: esta edição especial do fanzine, que tem vindo a assumir ao longo do tempo o formato A5 e possui periodicidade trimestral, versa os 50 anos do 25 de Abril. A epifania imagética celebra assim o meio século da “Revolução dos Cravos”, convocando para o efeito o trabalho de quatro fotógrafos, pouco divulgados junto do grande público, que fizeram a cobertura dos acontecimentos em Lisboa e no Porto.

O binómio constituído pelo lançamento da publicação e inauguração da mostra terão lugar no Fórum da Maia, no dia 18 de Abril, às 19h00 (a mostra permanece até 12 de Maio) e contempla ainda uma extensão programática em Lisboa, no Espaço CC11@imago, também com o lançamento e a exposição a decorrerem no dia 18 de Maio, às 15h30 e neste caso a mostra estará patente até 22 de Junho. No miolo nuclear de ambas as ações estão os fotógrafos que participam na publicação e de forma copiosa integram a mostra fotográfica. Os protagonistas são, por conseguinte, Carlos Gil (a título póstumo) e Guilherme Silva, ambos de Lisboa e Rui Mendes e Sérgio Valente, no caso do Porto. A opção pelo labor destes profissionais em detrimento de outros prende-se com o valor-ênfase de uma ação cuja pertinência assenta em dar palco a fotógrafos menos destacados, com um trabalho de elevado valor artístico, que vivenciaram e documentaram estes eventos. Importa referir que em conformidade com este enquadramento, esses mesmos profissionais registaram, no âmbito da linha cronológica abordada, as manifestações ocorridas num período alargado pré e pós 25 de Abril.

Após a estruturação inicial do conceito e para que o projeto do lançamento da publicação fosse possível, a Associação Cultural Dez Quinze e os seus parceiros MIRA FORUM (Porto) e a Associação Cultural CC11 (Lisboa) contaram, desde logo e para esse efeito, com o apoio da Direção-Geral das Artes – DG Artes, que o tornou viável. De forma complementar, a “Dez Quinze” partiu em busca de novos parceiros para a componente da exposição, uma ação que se tornou tangível através do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Maia

 

«Kioskzine – Especial Liberdade» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

Condições de acesso ao evento

Acesso Livre

#50anos25abril