Skip to main content
Capa do Evento Capitães de Abril, nossos vizinhos

Sete Capitães de Abril contarão as suas histórias num percurso por lugares de Algés ligados a episódios importantes na preparação do 25 de Abril, no dia 6 de abril. Contribua e venha festejar connosco.

 

Algés orgulha-se dos seus capitães de Abril. Neste bairro em que todos se conhecem, os nossos vizinhos que fizeram parte da conspiração para derrubar o regime são respeitados e continuamente lembrados.
São eles Luís Costa Correia, Manuel Martins Guerreiro, José Santos Coelho, Pedro Lauret e Manuel Monge, que nos vão contar as histórias das reuniões de preparação do golpe ao longo do percurso pelos lugares onde viviam ou onde essas reuniões aconteceram. Vamos ter também a participação de Almada Contreiras e de José Maria Azevedo que estiveram presentes nessas reuniões e se quiseram juntar a nós.
Também iremos lembrar os “capitães” que já faleceram: Rui Montez, Oliveira Monteiro e Costa Brás.

O percurso inicia-se em frente à pastelaria Nortenha, passará pelo café Caravela, no Jardim de Algés, e seguirá ao longo da Avenida dos Bombeiros Voluntários, Rua Margarida Pala e Largo Comandante Madureira. Descerá depois a Avenida dos Combatentes onde pararemos em dois locais simbólicos da “movida” politico-cultural de Algés nos anos 60/70: a Livraria Espaço e o Primeiro Acto – Clube de Teatro, hoje teatro municipal Amélia Rey Colaço. A Companhia de Actores, sediada no Teatro Amélia, vai oferecer aos participantes da marcha um espetáculo musical com Romeu Bairos para que com ele lembremos e cantemos músicas de Abril. Acompanha-nos, ao longo do percurso, a Filarmónica Fraternidade de Carnaxide e haverá muitos cravos, muitos cravos vermelhos a saudar a marcha.
Para que ficássemos com uma recordação material da nossa festa, encomendámos à Planeta Tangerina um programa que celebrasse Algés, contivesse a ilustração do percurso, as biografias dos capitães e outros textos. Cada participante, terá direito a um destes mapas da autoria de Madalena Matoso, e certamente vai querer guardá-lo como recordação.

Para concretizar esta festa dos 50 anos de Abril com a participação dos nossos vizinhos capitães, entrámos em despesas para as quais não temos qualquer cobertura institucional. Vimos pedir que se junte a nós, nesta festa original porque poderá interagir com os capitães de Abril, caminhar com eles, ouvir também as pequenas historietas e anedotas de cada episódio. Pela primeira vez, não vão estar a falar para a plateia à frente de uma mesa, estarão a falar para si.

Participe!

#50anos25abril