Prémio 25 de Abril distingue o melhor trabalho sobre Liberdade no Concurso Nacional de Jornais Escolares
O jornal PÚBLICO assinalou ontem o Dia da Literacia Mediática com a entrega de prémios do Concurso Nacional de Jornais Escolares, referente ao ano letivo 2022-23. A novidade da edição deste ano foi a entrega do Prémio 25 de Abril, atribuído pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril ao melhor trabalho sobre Liberdade, no valor de 500€. O vencedor foi «Liberdade, porque a temos e queremos chamá-la nossa», publicado na segunda edição do jornal Margem Certa, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada.
Créditos Fotografias: Rui Gaudêncio | PÚBLICO
O Concurso Nacional de Jornais Escolares recebeu mais de 100 candidaturas e premiou onze jornais, nas categorias melhor jornal de escola e melhor jornal de agrupamento de escolas, melhor jornal digital, melhor trabalho de ciência, melhor reportagem, melhor design gráfico e melhor trabalho de cultura. À semelhança de edições anteriores, foi ainda atribuído um Prémio Incentivo.
Os jornais escolares premiados, no ano letivo 2022-23, pertencem a escolas de Ponte Lima, Albergaria-a-Velha, Praia da Vitória (Terceira, Açores), Vila Real, Coimbra, Évora, Marinha Grande, Sesimbra, Almada, Odivelas e Porto.
Prémio 25 de Abril
O prémio 25 de Abril, atribuído pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, foi entregue ao trabalho «Liberdade, porque a temos e queremos chamá-la nossa», publicado na segunda edição do jornal Margem Certa, da Escola Secundária de Cacilhas-Tejo, Almada.
A autora da ilustração da capa realça a importância da liberdade, uma «palavra com tanta importância, pesada e que às vezes dizemos como se fosse um dado adquirido». A ilustração visa mostrar «o quão bonita a liberdade é, mas, ao mesmo tempo, o quão frágil é, [representada por] um casulo, algo que se deteriora».
O projeto «Público na Escola»
O Concurso Nacional de Jornais Escolares é promovido no âmbito do «Público na Escola», um projeto de literacia mediática do jornal PÚBLICO, que pretende incentivar alunos do ensino básico e secundário a produzirem o seu jornal, bem como criar hábitos de leitura e de literacia dos media entre os mais jovens.