Os 50 anos do 25 de Abril dão o mote a esta iniciativa do projeto de investigação bYou (PTDC/COM-OUT/3004/2020) e do MILObs – Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho). Entre os dias 02 de janeiro e 31 de março, os jovens com idades compreendidas entre os 06 e os 18 anos são desafiados a assinalar o aniversário da Revolução dos Cravos através de criações em vídeo ou produções sonoras. Estes podem concorrer individualmente ou em grupo (com até três elementos), através de trabalhos com duração não superior a cinco minutos. Dos documentários à animação, passando pelos podcasts, são muitas as possibilidades para se expressarem sobre:
o 25 de Abril pelo que sabem, pelo que conhecem e pelo que ouviram e ouvem contar pelos media, pelos seus familiares e amigos;
a importância da revolução para o país e para as pessoas, antes e agora;
o que pensam sobre a liberdade antes e depois do 25 de Abril;
o papel e a importância dos media na revolução;
o que significa a conquista e o valor da democracia;
a importância dos media para as sociedades democráticas.
O concurso “Conta-me o 25 de Abril” está dividido em dois grupos: um para crianças com idades entre os 6 e os 12 anos, outro para jovens dos 13 aos 18 anos. Em cada um dos grupos serão eleitos os três melhores trabalhos, que serão recompensados com Cartões Surpresa, disponibilizados pela Sonae Sierra, entidade que apoia o concurso. Os vencedores de cada categoria e prémio serão conhecidos até 12 de abril de 2024.
Para além dos prémios, todos os trabalhos que sejam considerados adequados ao regulamento do concurso serão publicados no site e no canal de YouTube do projeto bYou, bem como no site e nas redes sociais do MILObs. Uma seleção das produções em vídeo e sonaras será também exibida numa exposição a realizar pelo projeto bYou aquando da realização da sua conferência final, prevista para o primeiro trimestre de 2025.