Tendo em consideração o projeto apresentado, seus objetivos, programação e procedimento, o AEGMMAIA, através da coordenadora do PCE/PNA, como interlocutora junto da CMMAIA, identificou as áreas de expressão artística através das quais pretende participar:
Artes plásticas
Pintura:
– puzzle coletivo (mural) com cerca de 120 cm por 250 cm sobre um dos símbolos do 25 de abril.
Outro:
– Instalação de uma suspensão de mensagens em formato – origami – (cerca de 200, subordinadas ao tema da Comemoração dos 50 anos do 25 de abril).
Arte multimédia:
– Produção de vídeos, realizados pelos alunos do 9º ano de escolaridade, com testemunhos de caráter pessoal, que assistiram ao “antes”, “durante” e “após” o “25 de abril de 1974”, em formato de entrevistas.
– Projeção de retratos de elementos da comunidade escolar ou respetivos familiares, amigos que se disponibilizarem a participar.
Arte literária:
– Publicação (compilação de 50 textos, 7 por Agrupamento, dos trabalhos realizados pelas escolas sobre a temática, relativos à vertente literária). Excertos pertinentes retirados dos testemunhos facultados, através das entrevistas, das mensagens contidas nos origamis e outras fontes.
Performance teatral:
– Evento dedicado à exibição do trabalho realizado pela comunidade escolar na vertente de arte performativa (Fórum da Maia, 12 de abril de 2024, na inauguração). Performance teatral de 10 minutos com a participação de alunos do Agrupamento, de diferentes faixas etárias.