São cada vez mais os europeus que não votam: um quarto não participa em qualquer tipo de eleição e quase metade não vai às urnas escolher representantes para o Parlamento Europeu. “A bomba-relógio da abstenção” é uma investigação de jornalismo de dados onde, pela primeira vez, se confronta a abstenção de voto na União Europeia (UE) com os números da desigualdade, do desemprego e da escolaridade.
Quais os países e freguesias com maior abstenção em Portugal e na UE? Vota-se menos onde a desigualdade é maior? Salários mais baixos significam menor participação? Ter um curso superior influencia a ida às urnas?
Os resultados apresentados têm como base um mapeamento de dados de 350 milhões de eleitores europeus e 74 mil freguesias, nos 27 países da União Europeia, em 49 anos de eleições.
A plateia é convidada a intervir numa reflexão coletiva sobre as motivações da abstenção de voto e sobre como este fenómeno está a afetar a democracia na Europa, com as jornalistas da DIVERGENTE, Beatriz Walviesse Dias, Luciana Maruta, Sofia da Palma Rodrigues e convidados.