O programa proposto pelo João Roiz Ensemble pretende marcar os 50 anos do 25 de Abril, constituindo-se como uma reflexão musical acerca da dialética – nem sempre pacífica – revolução/evolução. Se é certo que, por vezes, a evolução social e artística estagna e as revoluções aparecem como solução emergente para a progressão do Homem, é também certo que estas sempre encerram em si os perigos da destruição de valores sedimentados ao longo de muitas gerações, que só uma lenta maturação evolutiva permite que tragam frutos para o bem-estar da humanidade. Neste sentido, as obras que aqui se apresentam refletem esta dicotomia, por vezes conflituosa, entre estas duas visões do mundo: revolução e evolução. Poder-se-á notar este conflito num dos primeiros quartetos de Beethoven – op.18 nº4 -, quando o compositor estava ainda sob o jugo do fervor revolucionário que em inícios de Séc. XIX varria a Europa central, e que o levou a expandir de forma decisiva uma estética musical tão pacientemente solidificada nos 150 anos precedentes; em Schostakovich, por outro lado, ouvimos sem mácula os sons dos realismo socialista, a nova arte de vanguarda popular (a vanguarda de então); em Lopes-Graça e Eurico Carrapatoso, sob ângulos diferentes, é possível sentir o olhar para as tradições musicais mais profundas de um Portugal ainda não contaminado pelas músicas europeias, restos de um folclore puro, que diz mais sobre a importância da permanência e conservação de valores e tradições do que das técnicas musicais revolucionárias com que as mesmas são tratadas hoje em dia; em Puccini podemos escutar as belezas de uma arte musical europeia madura, de carácter conservador, que assumidamente rejeita as evoluções estéticas que aparecem nos finais do século XIX e inícios do
século XX, e que, talvez por isso, é ainda um dos compositores mais amados dos públicos atuais.
Programa
L. B. Beethoven (1770-1827) Quarteto de Cordas op. 18, nº4
Fernando Lopes-Graça (n.1906-1994)
Suite Rústica nº2 para Quarteto de Cordas, sobre temas tradicionais portugueses
Dmitri Schostakovich (1906-1975)
Duas peças para Quarteto de Cordas
Eurico Carrapatoso (n.1963)
Sete Velhos Corais Portugueses sobre temas populares portugueses, para Quarteto de Cordas
Canícula / Oriente / Papão / Luz / Romaria / Júbilo / Altar
Giacomo Puccini (1858-1924)
Crisantemi, para Quarteto de Cordas
João Roiz Ensemble: Vasken Fermanian, violino; João Mendes, violino; João Pedro Delgado, viola de arco; Ricardo Mota, violoncelo.