Está de volta o ciclo Concertos Promenade, com direção artística do maestro Cesário Costa, e que, em 2024, contará com seis espetáculos dedicados a descobrir tudo sobre obras emblemáticas, como “Romeu e Julieta”, de Tchaikovsky, “O Bolero”, de Ravel ou “Um Americano em Paris”, de Gershwin.
Um domingo por mês, em ambiente descontraído, miúdos e graúdos são convidados a entrar no ambiente de uma ou mais obras emblemáticas e a descobrir todas as curiosidades, com os comentários do musicólogo Jorge Castro Ribeiro e o design multimédia de Sara Botelho.
O segundo Concerto Promenade acontece na semana em que assinalam os 50 anos do 25 de Abril, e é sob inspiração da Revolução dos Cravos que a Orquestra de Jazz de Espinho lançou o repto a nove compositores para criar obras inéditas sobre canções icónicas que, à volta do globo, materializaram o protesto, a luta pela liberdade, a defesa dos direitos humanos, da justiça e dos mais elementares princípios da dignidade humana.
De José Afonso a Nina Simone, de LLuis LLach à Liberation Music Orchestra, de Sérgio Godinho a Sam Cooke, o repertório deste concerto propõe uma visão da música como motor para a mudança, mediação coletiva, grito de liberdade. Para dar voz a estas canções, teremos dois convidados muito especiais: Marta Ren e JP Simões.
*Essa é uma Sessão Descontraída.