Skip to main content
Capa do Evento ESTADO ATIVO - 50 anos do 25 de Abril

Em Abril, a proposta do «Estado Ativo» é pensar, criar e agir sobre os temas Sociedade, Arte e Democracia.

Nos dias 4, 11 e 18 de Abril, sempre às 18h na Fábrica da Criatividade – Sessões de preparação para a Celebração dos 50 Anos do 25 de Abril

Destaque para a noite de 24 de Abril, às 21h30 na Fábrica da Criatividade – Sessão especial de Celebração dos 50 Anos do 25 de Abril Nesta sessão, vamos celebrar a LIBERDADE com uma mostra pública de vários objetos artísticos, criados ao longo do projeto, juntando música, performance e poesia, onde os participantes do Estado Ativo convidam todos que se queiram juntar para uma noite de convívio e partilha artística.

Programação regular:

Todas as quintas-feiras das 18h às 20h; e às terças-feiras, das 20h30 às 22h30, oficinas de teatro de preparação da performance final do projeto, na aldeia da Azinheira, dia 22 de Junho.

Dirigido a todos os interessados com idade superior a 12 anos. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas em permanência aqui ou através do email terceirapessoa2012@gmail.com.

Ficha técnica:

Direção Artística_ Óscar Silva com Ana Gil e Nuno Leão | Criação de_ Participantes da comunidade de Castelo Branco | Artistas convidados_ Fernando Aguiar, Joana Sá, Maria Remédio, Miguel Januário/MaisMenos, Pedro Barreio e Salomé Lamas | Palestrantes_ Álvaro Domingues, Apolo de Carvalho, Júlio Ricardo, Dra. Leonor Furtado, Magda Henriques e Pedro Pratas | Ensaios de_ Alcides A. Monteiro, Anabela Dinis, Ana L. Santos, André Barata, Andreia Garcia, Ana Bártolo, Isabel Silva e Luís Madeira | Coordenação teórica_ André Barata.

«Estado Ativo» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.

O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.

É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.

A primeira edição, lançada em 2023, teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que abrangem todo o país.

SAIBA MAIS

#50anos25abril