Skip to main content
Capa do Evento Bordéus: Exposição “Portugal : 25 avril 1974, enfin la liberté!”

No quadro das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, estará patente ao público, de 6 a 18 de março de 2024, a exposição “Portugal: 25 avril 1974, enfin la liberté!“, na Grande Bibliothèque de Bordeaux.

Comissariada por Jean-François Chougnet, a exposição é uma produção do Camões – Centro Cultural Português em Paris e da Embaixada de Portugal em França, com design e cenografia de José Albergaria.

“Decorreram cinquenta anos após a queda da ditadura em Portugal. Trata-se de rememorar as esperanças que a Revolução dos Cravos suscitou, especialmente em França. Este processo, que assistiu à queda da ditadura mais antiga da Europa Ocidental, inscreve-se num contexto internacional em plena evolução: o “Movimento dos Capitães”, o 25 de abril de 1974, coincide exatamente com a campanha para as eleições presidenciais que viu a vitória de Valéry Giscard d’Estaing, em 19 de maio de 1974, mas também com uma evolução nas relações internacionais com o reatar das negociações sobre armas estratégicas entre os Estados Unidos e a URSS e a gestão das consequências do choque petrolífero.

Uma reestruturação do equilíbrio de poder na sequência dos acontecimentos consideráveis de 1973: paz no Vietname, golpe de Estado no Chile, Guerra do Yom Kippur, mas também uma guerra colonial que Portugal conduz nas suas colónias africanas há mais de dez anos. As aventuras do verão e do final de 1974, do “verão quente” de 1975, serão seguidas com muita atenção em França”. – Jean-François Chougnet.

A exposição será também apresentada a 18 e 19 de março, na Salle des Actes da UNESCO, em Paris, e no Instituto de Sciences Po Bordeaux, em Pessac, de 19 a 31 de março.

Esta exposição conta com o apoio do Camões, I.P.

#50anos25abril