No ano em que se assinalam os 50 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974, o Cultura em Expansão, promovido pelo Município do Porto, regressa à Associação de Moradores da Bouça com uma proposta de interseção entre linguagens lusófonas: a música de Luca Argel encontra o Cante Alentejano, representado pelo Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto.
Músico, poeta e escritor brasileiro radicado em Portugal, Luca Argel tem dedicado o seu trabalho a uma investigação profunda sobre as raízes do samba e as suas conexões com a herança colonial portuguesa. Desdobrando-se entre a atividade musical e literária, conciliando nos seus projetos pesquisa histórica, ativismo político e experiências musicais que desconhecem fronteiras, tem também vindo a colaborar com diferentes artistas portugueses dos mais variados estilos, como Ana Deus, Keso ou A Garota Não.
Neste cruzamento especial com o Grupo de Cante Alentejano do Orfeão Universitário do Porto, propõe-se a interpretação adaptada e em conjunto de reportório de ambos, e ainda do que está associado à Revolução dos Cravos, alargando o património musical ligado à ideia de liberdade, cuja universalidade é inquestionável.
Iniciativa de Cultura em Expansão e Ágora – Cultura e Desporto do Porto