Skip to main content
Capa do Evento Aurora

Esta performance conta a experiência de tortura pela PIDE «a partir de testemunhos reais de presos políticos na ditadura com especial enfoque na história de Aurora Rodrigues. Uma estudante universitária presa a 3 de maio de 1973 e levada para a cadeia de Caxias onde, com perversos requintes, é submetida a longos períodos de tortura, às mãos dos inspetores e agentes da PIDE-DGS. Aurora esteve dezasseis dias e dezasseis noite consecutivos, numa cela do Reduto Sul, sem dormir. Foi ostensivamente torturada, humilhada, espancada, agredida e massacrada por lutar contra a Ditadura e defender o fim da Guerra Colonial.»

Inês Melo, nasceu em Lisboa em 1989. Criada no Ribatejo, volta à sua terra natal, em 2007, para estudar arquitetura, mas pelas suas palavras é o teatro que lhe troca as voltas à vida. Começa por fazer formação na Escola de atores ACT e ao longo do seu trajeto, enquanto atriz, vai integrando diversos projetos de teatro académicos e profissionais. Mas, sendo uma apaixonada convicta pela liberdade, em 2022 criou o RAIAR – Laboratório Criativo onde desenvolve uma rede de investigação sobre a resistência no feminino do qual resultou Aurora a sua primeira criação a solo.

Para mais informações pode contactar a Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes através do email biblioteca@cm-torresnovas.pt ou do número 249 810 310.

#50anos25abril