A Câmara Municipal de Torres Vedras presta uma homenagem a uma figura incontornável da Revolução de Abril de 1974.
Victor Alves nasceu em Mafra a 30 de setembro de 1935. Muito novo vem com a família para Torres Vedras aqui frequentando a então Escola Secundária Municipal até entrar no Curso de Infantaria da Escola do Exército, hoje Academia Militar.
Capitão de Abril, foi membro da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas, sendo um dos principais redatores do seu Programa. Foi Ministro sem Pasta nos II e III Governos Provisórios com especial responsabilidade nas áreas da Defesa e Comunicação Social sendo sua a iniciativa da 1ª Lei de Imprensa no pós-25 de Abril.
Foi Ministro da Educação do VI Governo Provisório, responsável pela criação das Universidades dos Açores e Madeira e da Universidade Aberta. Foi membro do Conselho da Revolução e seu Porta Voz entre 1979 e 1982. Foi, ainda, um dos autores do Documento dos Nove, documento programático que enfrentou o designado Pacto Povo-MFA.
Recebeu a Ordem da Liberdade em 1983
Faleceu em Lisboa a 9 de janeiro de 2011
A homenagem traduz-se na atribuição do seu nome à Rua existente na antiga Fundição de Dois Portos. A Rua Coronel Víctor Alves irá ligar a Avenida Carlos Lopes à Rua Fernando Barros Ferreira Leal.
Esta intenção/proposta resulta de uma moção aprovada em Assembleia Municipal em 2021.