Skip to main content

50 anos 25 de Abril: candidaturas para Bolsas de Criação Literária abertas até 9 de maio

Estão abertas até 9 de maio as candidaturas à linha concursal «Escrita pela Democracia». O Programa Especial de Bolsas de Criação Literária — Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril é uma iniciativa promovida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB). Contempla a atribuição de 60 mil euros para apoiar oito Bolsas de seis meses para a criação de obras de Ensaio sobre o 25 de Abril e a construção da Democracia portuguesa.

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “Assinalamos meio século de regime democrático. Queremos tirar partido das celebrações para afirmar uma sociedade mais conhecedora da sua história recente e mais capacitada para pensar e construir os próximos 50 anos. O conhecimento, que esta iniciativa promove, é a base para um debate esclarecido, plural e participado.”

Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da DGLAB, afirma: “Com este Programa Especial de Bolsas de Criação Literária que assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril pretendemos criar um espaço de apoio à criação literária, na modalidade de ensaio, que permita estimular a produção de obras originais sobre este tema. Esta iniciativa da DGLAB será um contributo relevante para fixar em texto as várias temáticas associadas ao 25 de Abril de 1974, até porque ainda existem muitas histórias por contar e muitos participantes que ficam anónimos ou desconhecidos fora dos grandes centros dos acontecimentos.”

Revolução, Resistência, Descolonização, Democratização

Os destinatários das bolsas são pessoas singulares, de nacionalidade portuguesa e que escrevam em português, podendo concorrer na modalidade de ensaio.

Os ensaios deverão abordar temas como as dinâmicas políticas culturais, sociais e económicas da Revolução, Resistência e luta antifascista, Colonialismo e descolonização ou Consolidação democrática e qualidade da democracia.

As candidaturas são apresentadas em requerimento próprio, disponível na página eletrónica da DGLAB, e podem ser entregues pessoalmente na Torre do Tombo ou enviadas por correio registado.

O Regulamento e a indicação dos documentos a entregar encontram-se disponíveis em: http://livro.dglab.gov.pt


Apoio às Artes, ao Cinema e Audiovisual e à Investigação

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril promove também Linhas concursais de apoio às Artes, ao Cinema e Audiovisual e à Investigação.

Estes programas — criados em parceria com a Direção-Geral das Artes (DGARTES), o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e o Fundo de Fomento Cultural (FFC), a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) — dirigem-se a projetos que se enquadrem no contexto das Comemorações dos 50 anos da Revolução, e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia portuguesa.

Entre 2022 e 2024 as linhas concursais criadas no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril apoios vão atribuir, no total, 3,4 milhões de euros.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações tem sido dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA) começam a ser revisitados, em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril