Memorando
7ª edição do Festival Literário Internacional do Interior – FLII Palavras de Fogo – em homenagem às vítimas dos incêndios florestais de 2017
A Arte-Via Cooperativa, sediada na Lousã, lança a 7ª edição do Festival Literário Internacional do Interior (FLII) – Palavras de Fogo, em homenagem às vítimas dos fogos florestais, sob a égide do lema “A arte e a cultura como reanimadores de uma região e de um povo”.
Este festival tem como patrono Sua Exª o Senhor Presidente da República.
Os parceiros associados são a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Associação José Afonso, o Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, Museu de Conímbriga, Centro de Documentação 25 de abril e Estabelecimento Prisional de Coimbra, Comissão Nacional para as Comemorações dos 500 anos de Camões e Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de abril.
Trata-se de um evento intermunicipal, daí o seu caráter inovador, que decorrerá em dez concelhos da região afetados pelos fogos, com o objetivo de levar os livros e os escritores aos sítios mais inusitados e imprevisíveis, como fábricas, campos, praias, igrejas, mercados, romarias, locais onde as pessoas trabalham e convivem.
Ou seja, os livros vão ao encontro dos públicos porque também eles têm saudades.
Esta edição celebra os 50 anos do 25 de abril, os 95 anos do nascimento de Zeca Afonso, o centenário de António Ramos Rosa e os 500 anos de Luís Vaz de Camões. Abordaremos ainda questões candentes para o devir do mundo, desde logo a emergência ambiental. O tema desta edição será “Terra da fraternidade, ditosa pátria minha amada”.
Este festival congrega autarquias / instituições dos concelhos de Ansião, Arganil, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Pedrógão Grande e Tábua.