Sondagem «Os Portugueses e o 25 de Abril» apresentada na sexta-feira, na Gulbenkian, e com entrada livre
A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresenta esta sexta-feira, dia 19 de abril, na Fundação Calouste Gulbenkian (auditório 2), o estudo «Os portugueses e o 25 de Abril». O evento tem entrada livre e decorre entre as 15h e as 17h30. Conta com uma intervenção do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
Esta sondagem foi realizada por uma equipa do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, coordenada por Pedro Magalhães, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, o Expresso e a SIC.
A sessão contempla a apresentação dos resultados do estudo pelo seu coordenador e comentários dos jornalistas Ricardo Costa e Mariana Lima Cunha, e de Miguel Poiares Maduro.
As atitudes dos portugueses em relação ao 25 de Abril de 1974
Trata-se de um estudo sobre a forma como os portugueses percecionam o 25 de Abril, baseado em inquérito a uma amostra representativa da população adulta portuguesa, com cerca de 1200 inquiridos.
A par do lugar do 25 de Abril como facto histórico, o estudo aborda temas como as atitudes em relação ao regime anterior, ao 25 de Abril e à democracia; o grau de conhecimento sobre figuras políticas e militares da época; as opiniões sobre a Constituição Portuguesa; e as perceções sobre os aspetos da vida em Portugal que mais melhoraram ou pioraram nos últimos 50 anos.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano vai focar-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.