Skip to main content

Em homenagem a todos os militares aderentes ao MFA, a Associação Portuguesa de Veículos Militares Antigos (APVMA), com o apoio da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, do Ministério da Defesa Nacional, através do Exército, e do Município de Santarém, vai reconstituir a marcha desta coluna militar. Serão recriadas a saída de Santarém, a chegada ao Terreiro do Paço, o cerco ao Quartel do Carmo, a chegada ao Posto de Comando do Movimento das Forças Armadas (MFA), na Pontinha, e o regresso a Santarém. Esta recriação pode ser acompanhada pela população. De igual modo, em todos os momentos, os veículos militares ficarão estacionados durante algumas horas para poderem ser vistos de perto.

As colunas serão constituídas por militares da Escola Prática de Cavalaria no 25 de Abril de 1974, transportados em viaturas militares da época. Está prevista, no total, a participação de cerca de 100 antigos militares, viaturas blindadas Panhard EBR, Panhard AML, Humber MKIV, Chaimite V200, viaturas de transporte de tropas Berliet Tramagal, Unimog 404, Ambulância VW, viatura de comando Jeep CJ6 e o Ford Escort civil que seguia à frente da coluna, em reconhecimento, no total de 15 veículos.

Pelas 22h30 do dia 24 de abril, em Santarém, na antiga Escola Prática de Cavalaria, tem início a recriação histórica da «Operação fim de Regime», que, há 50 anos, permitiu derrubar a ditadura. Uma coluna militar de seis viaturas vai deslocar-se até aos limites da cidade, transportando militares que, há 50 anos, participaram nas operações.

Pelas 9h40 do dia 25 de Abril, em Lisboa, na Praça do Comércio, continuará a recriação histórica da «Operação fim de Regime». Uma coluna de Veículos Militares Antigos chegará ao Terreiro do Paço para desfilar perante o Presidente da República e as restantes entidades presentes. Os veículos ficam depois, e até às 12h00, estacionados no local, permitindo a interação dos cidadãos com os militares de Abril. Estará também exposto um carro de combate M47 Patton, representando as forças militares leais ao Governo de Marcelo Caetano.

Às 12h00, os Veículos Militares Antigos iniciam a recriação da marcha sobre o Quartel do Carmo e o cerco ao local. Será reconstituído o trajeto efetuado em 1974, com a saída do Terreiro do Paço até ao Rossio, subindo a Rua do Carmo e a Rua do Sacramento. As viaturas ficam em exposição no Largo do Carmo até às 16h00. Neste dia, o Quartel do Carmo está aberto ao público.

Pelas 16h00, em Lisboa, no Largo do Carmo, tem início mais um momento da recriação histórica da «Operação Fim de Regime». Uma coluna militar fará o percurso desde o Largo do Carmo até ao Quartel da Pontinha (Regimento de Engenharia 1), encenando o transporte do Presidente do Conselho deposto, Marcelo Caetano, até ao Posto de Comando do MFA, na Pontinha. Após a chegada à Pontinha, as viaturas ficarão aí expostas até às 18h00.

#50anos25abril