Estar presente nas celebrações dos 50 Anos da Revolução de Abril na Amadora, a celebração da democracia, é uma alegria enorme e uma honra para a Orquestra Geração, um projeto que nasceu no município em 2007, fruto de uma ideia conjunta do departamento de educação da câmara, à época liderado pelo Dr. Jorge Miranda, e pelo então diretor da Escola de Música do Conservatório Nacional, Dr. António Wagner Diniz.
Enquanto projeto de inclusão social, a Orquestra Geração é um exemplo vivo do processo de democratização trazido pelo 25 de Abril, abrindo novas oportunidades formativas e culturais a milhares de jovens desde então, em vários concelhos da área metropolitana de Lisboa e ainda na zona centro do país (distritos de Coimbra, Leiria e Viseu).
A Orquestra Geração tem tido um papel importante na fixação das crianças e jovens à escola, contribuindo para a construção de percursos de vida mais bem sucedidos, em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável definidos como prioritários para Portugal, nomeadamente a promoção de uma educação de qualidade, a igualdade de género e a redução das desigualdades; é também um fator de coesão social nas comunidades em que está presente, onde a diversidade de culturas é celebrada como uma riqueza e fonte de inspiração para os repertórios musicais que caraterizam o projeto, unindo pessoas através da musica.