A conquista da liberdade no dia 25 de abril de 1974 representa um ponto de viragem na história de Portugal, propondo-se esta comemoração a refletir e consciencializar sobre o passo, e a olhar para o futuro.
Para evocar e divulgar a história do 25 de Abril, foram selecionados para a exposição cinquenta factos históricos importantes do período entre a tomada de posse do último Presidente do Conselho de Ministros do Estado Novo, Marcelo Caetano. (28 de setembro de 1968), e a publicação da Lei nº. 7, de 27 de julho de 1974, pela qual Portugal reconheceu o direito dos povos coloniais à autodeterminação e à independência. Nesse período ocorreram muitos acontecimentos que marcaram a história do país. Os momentos selecionados retratam uma época em diversas dimensões, sendo a mais apreciada a perspectiva político-institucional.
Também na mesma data, dia 25 de abril, pelas 19h00, a Embaixada de Portugal em Bucareste irá apresentar, no Cinema Museu Camponês, o documentário “Cartas a uma Ditadura”, realizado por Inês de Medeiros. Este documentário irá projetar os espectadores no obscurantismo que dominou Portugal durante os 48 anos de ditadura, delineando, por um lado, a condição feminina em Portugal no final da década de 1950 e, por outro, o modus operandi do regime.