48 artistas, 48 anos de liberdade é o nome da peça simbolicamente criada no dia 10 de junho de 2022 nos Jardins do MAAT, uma intervenção mural coletiva que reinterpreta o Painel do Mercado do Povo realizado pelo Movimento Democrático dos Artistas Plásticos a 10 de junho de 1974, em Belém.
A reinterpretação deste mural, com 24 metros de comprimento e 3 metros de largura, conta com a participação de 48 artistas: alguns destes estiveram envolvidos na criação do painel original e os restantes são artistas que se destacaram na cena artística ao longo de 48 anos de democracia em Portugal, que se completaram em 2022.
Dos artistas que participaram no painel original de 1974, incluem-se Teresa Dias Coelho, Teresa Magalhães, Guilherme Parente, Emília Nadal, Eurico Gonçalves, Sérgio Pombo, José Aurélio e David Evans. 48 artistas, 48 anos de liberdade é também reflexo da vontade de juntar artistas de várias disciplinas, origens e gerações para que desses momentos coletivos e de partilha nasça uma nova cidade, mais inclusiva e democrática.