Skip to main content
Capa do Evento Astana: Exibição do filme “Salgueiro Maia – o Implicado”

Um dos maiores símbolos do 25 de Abril, Fernando Salgueiro Maia nasceu a 1 de julho de 1944, em Castelo de Vide (Portalegre). Fez campanhas militares em Moçambique e na Guiné-Bissau, tendo ascendido ao posto de capitão em 1971. Como delegado da Arma de Cavalaria, fez parte da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA). Um dos seus feitos mais conhecidos foi quando, no dia 25 de abril de 1974, comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém, ocupou a Praça do Comércio e cercou o Quartel do Carmo, em Lisboa, levando à rendição de Marcello Caetano, então presidente do Conselho, e à queda definitiva da ditadura do Estado Novo. Faleceu a 3 de abril de 1992, com 47 anos.

Com realização de Sérgio Graciano (“Assim Assim”, “Uma Vida à Espera”, “Linhas de Sangue”, “A Impossibilidade de Estar Só”), este filme tem argumento de João Lacerda de Matos, que ficciona a ação a partir de “Salgueiro Maia – Um Homem da Liberdade”, uma biografia assinada por António de Sousa Duarte.

Coproduzido pela RTP e a colombiana 11:11 Films & TV, tem apoios do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do Turismo de Portugal e da Câmara Municipal de Lisboa. Com Tomás Alves como protagonista, conta também com as atuações de Catarina Wallenstein, Filipa Areosa, José Condessa, Nádia Santos e Miguel Costa, entre outros.

#50anos25abril