Skip to main content
Capa do Evento Varsóvia: Exposição “O legado de um cravo”

Segundo Samuel P. Huntington, a revolução portuguesa marca o início daquilo a que chamou a terceira vaga democratizadora do mundo moderno, «vinte e cinco minutos após a meia-noite de quinta-feira do dia 25 de abril de 1974, em Lisboa, Portugal, quando uma emissora de rádio passou a música “Grândola Vila Morena”».

Por ocasião das comemorações do quinquagésimo aniversário da Revolução do 25 de Abril, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., a Embaixada de Portugal em Varsóvia e a Biblioteca Central de Varsóvia irão apresentar, em conjunto, a exposição “O Legado de um Cravo”, uma exposição que resume todo o período histórico desde a instauração da ditadura até à Constituição de 1976, concebida por Alberto Muñoz Céspedes, com o apoio do Museu do Aljube e do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.

A exposição, em português e em polaco, estará patente ao público de 16 de abril a 7 de maio de 2024, na sala de exposições “Plomba”, da Biblioteca Central de Varsóvia.

Um dos seus objetivos é relembrar os acontecimentos da história de Portugal durante a ditadura, nomeadamente todas as liberdades que estiveram suprimidas durante quase cinco décadas. Além dos textos e das imagens que aparecem nesta exposição, os códigos QR espalhados pelos painéis dão acesso a um conjunto de recursos multimédia (vídeos, áudios, simulações em 3D, jogos, galerias de imagens, etc.) que enriquecem a informação sobre este período e proporcionam uma experiência dinâmica e interativa.

#50anos25abril