Estar em Santarém significa respirar o advento da “Revolução dos Cravos”.
Por esse motivo, o Museu associa-se a esta comemoração, não só com a exposição “Liberdade Garantida”, inaugurada a 20 de abril de 2024, que enriquece e atualiza o discurso expositivo, mas propõe uma reflexão sobre o tema, a partir de vários textos, muitos deles adaptadas em poemas e canções que se tornaram símbolo da Liberdade.
A Liberdade é um direito que surge inúmeras vezes referenciado nos textos bíblicos, estando, portanto, subjacente à maioria dos temas representados na arte.
Essa mesma iconografia pode tornar-se, hoje, fonte de reflexão para os problemas da sociedade em que vivemos, contribuindo para valores de tolerância, partilha e acolhimento, tão necessários nas comunidades onde nos inserimos.
A proposta será, por convite do Museu, três convidados partilharão a sua reflexão sobre os temas em presença, desbravando-os através de textos sobre a Liberdade.
“Li Verdade – Palavras de Arte e Liberdade” é o tema para esta visita reinterpretada, com Ana da Silva (Instituto Politécnico de Santarém), Marco Daniel Duarte (Museu do Santuário de Fátima) e Nuno Domingos (Câmara Municipal de Santarém).
Um exercício de educação para a cidadania e para os valores universais, aberto aos público de todas as idades, no contexto do tema para o Dia Internacional dos Museus: Museus para a educação e investigação.
Acesso gratuito mediante reserva.
Lugares Limitados
Reservas por geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf. 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)
Saiba mais em
https://www.museudiocesanodesantarem.pt/li-verdade…/