PROGRAMA
SEG 3 JUN, 18H
Encontramos na ficção portuguesa dos anos 1960 várias obras que dão conta da decadência das estruturas e valores em que ancora a sociedade portuguesa do Estado Novo, desde a violência disseminada à subalternidade da mulher. Nesta sessão, este e outros temas serão revisitados a partir de uma (re)leitura de «O Delfim» (1968), de José Cardoso Pires – com incursões por «Dinossauro, Excelentíssimo» (1972) do mesmo autor e pelas «Novas Cartas Portuguesas» (1972) de Maria Isabel Barreno, Maria Teresa Horta e Maria Velho da Costa.
TER 11 JUN, 18H
Versões da história: o fim do império português a partir da África austral. Sessão centrada no romance de Lídia Jorge, «A Costa dos Murmúrios» (1988): história e mitos; o dito e o interdito, a guerra colonial a partir de uma perspetiva feminina; medalhas e traumas de guerra.
SEG 17 JUN, 18H
«As Naus», de António Lobo Antunes – a antiepopeia portuguesa do século XX. Nesta sessão, será estudado o tópico da demanda de identidade individual e coletiva após a ruína do Império a partir de um romance expressionista, que se alicerça em estratégias parodísticas e satíricas; revisitação da História portuguesa, retornados e/ou refugiados; miragens e pesadelos.
TER 25 JUN, 18H
Sessão centrada no romance «A Jangada de Pedra» (1986) de José Saramago: um país e uma península à deriva – viagens reais e imaginárias; iberismo e/ou europeísmo.
Maria de Lurdes Morgado Sampaio é Professora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e investigadora do Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa (ILCML). Dissertação de Mestrado em Estudos Anglo-Americanos (UC) e tese de doutoramento em Literatura, (Literatura Comparada; UP). Dedica-se à investigação em Literaturas em Língua Portuguesa (séculos XX e XXI), Tradução e Cultura/Interculturalidades, Modernismos, Literatura Policial/Criminal, Cânone vs. Não Cânone, Censura. Leciona, entre outras unidades curriculares, História da Literatura Portuguesa (1.º ciclo) e Ficção Portuguesa do séc. XIX e Ficção Portuguesa Contemporânea (Mestrado). No campo da literatura portuguesa, tem ensaios sobre Eça de Queirós, Fernando Pessoa, José Cardoso Pires, José Gomes Ferreira, Julieta Monginho, entre outros.