Há 50 anos, os corações dos portugueses bateram mais forte, com um misto de espanto e de esperança numa vida futura mais digna e próspera. Efetivamente, volvidas mais de cinco décadas, muita coisa mudou num País atrasado em relação aos seus pares da Europa. Portugal, até então “orgulhosamente só” e pouco ou nada desenvolvido, iniciou o seu processo de modernização política, envolvendo, basicamente, três fatores: igualdade, capacidade e diferenciação, encetando, desde logo, um novo processo de pensar a Liberdade. Que surpresa boa poder criar livremente, comunicar livremente, individualmente e como povo, abrindo as mentalidades abotoadas pela ditadura, há tempo demais.
A democracia consolidada, não dispensa a participação política dos cidadãos. Essa expansão do direito de voto foi uma conquista de abril que devemos continuadamente supervalorizar, sob pena de, por distração ou comodismo, retrocedermos como civilização que só aprimora e humaniza tendo como base os valores da Liberdade.
O 25 de Abril é festejado no município de Benavente desde o seu 1º aniversário, e este ano, para os 50 anos do 25 de Abril, iremos, naturalmente, comemorar de forma significativa e diferenciada com um programa cultural e desportivo abrangente, ao qual chamámos Libert’Arte. Numa ação concertada com as Juntas de Freguesia, temos a expectativa de envolver um maior número de pessoas, jovens e menos jovens, unidos na ideia de que o 25 de Abril nos trouxe valores fundamentais: a liberdade e a democracia, pilares de uma sociedade mais justa e equilibrada. ESCOLHA participar nas comemorações do 25 de Abril.