Skip to main content
Capa do Evento Windhoek: Concerto “Abril em Portugal”, do grupo Fado ao Centro

O Fado de Coimbra e a Revolução dos Cravos são dois elementos indissociáveis da história portuguesa e estão intrinsecamente ligados, tecendo uma história rica em simbolismo, resistência e esperança.

Durante a ditadura do Estado Novo, o Fado de Coimbra serviu como um meio de expressão velada, onde mensagens de liberdade e inconformismo eram sussurradas entre as guitarras e vozes de Adriano Correia Claro, Zeca Afonso ou António Bernardino entre outros, entoaram hinos de contestação ao regime, utilizando a linguagem poética do fado para driblar a censura e mobilizar a população.

Atualmente, o Fado de Coimbra continua a honrar a memória do 25 de Abril, servindo como um espaço de reflexão sobre os valores da liberdade, da democracia e da justiça social.

Através de letras e melodias comoventes, os fadistas relembram os acontecimentos da Revolução e inspiram a luta por um mundo mais justo e solidário.

Fado ao Centro é um grupo cultural e artístico criado em 2011 com a missão de promover e defender o Fado de Coimbra. Com mais de uma década de existência, o grupo apresenta-se um pouco por todo o mundo, numa formação de trio que tem como base João Farinha (Voz), Luís Barroso (Guitarra Portuguesa) e Luis C. Santos (Viola). Tem realizado concertos em inúmeros festivais internacionais de música, eventos culturais e em muitas das mais prestigiadas salas de espetáculo do mundo, cumprindo a sua missão de defender e promover o Fado de Coimbra.

A entrada no evento é livre

#50anos25abril