Skip to main content

Arranca em Marvão o Erasmus Campus dedicado ao Ambiente e Sustentabilidade

Começou na vila de Marvão o Erasmus Campus. Este ano, esta escola de verão apartidária é dedicada ao Ambiente e Combate às Alterações Climáticas. 

Até domingo, 27 jovens nacionais e lusodescendentes entre os 16 e os 26 anos vão aprofundar e debater estes temas com o contributo de figuras destacadas na área e a orientação de mentores.

Na sessão de abertura, Cristina Perdigão, Diretora da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, sublinhou a importância de os jovens tirarem partido desta experiência para encontrarem a sua forma de contribuir. 

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, lembrou o terceiro D do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), de Desenvolvimento, lançando o mote para que, ao longo dos próximos dias, se reflita e discuta sobre como esse ideal se relaciona com o tema deste encontro. 

Também Luís Vitorino, Presidente da Câmara Municipal de Marvão, e Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, deixaram mensagens de boas-vindas e apelos de ação aos participantes. 

Teve ainda lugar uma demonstração de aplicação artesanal da cortiça, realizada por um artesão local, seguida de uma apresentação sobre o montado alentejano, por Frederico Lima Mayer, da Cork Supply. 

Carla Ruivo, da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, dinamizou uma sessão sobre o tema «Ambiente como prioridade Erasmus+». 

A organização do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade é da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA). 

#50anos25abril