Educação consciente, associativismo e liderança jovem marcam o terceiro dia do Erasmus Campus
O terceiro dia do Erasmus Campus | O Bootcamp da Sustentabilidade, em Marvão, começou de forma descontraída, com atividades recreativas aquáticas na Barragem da Apartadura, como padel e canoagem, proporcionando momentos de diversão e convívio.
A primeira sessão do dia, intitulada “Uma Educação + Consciente”, contou com intervenções de Luís Loures, Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Luís Martins, do Conselho Nacional de Juventude, e Mariana Maraschin, Diretora Executiva da Youth Climate Leaders Portugal. O foco principal da sessão foi o papel da educação na promoção de uma consciência ambiental entre os jovens. Luís Loures destacou a importância de integrar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em todas as disciplinas: “Todos os docentes, em todas as disciplinas, têm de focar três Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Queremos que os alunos, ainda que de forma indireta, comecem a criar a consciência de que é importante ter esta preocupação. É um trabalho e uma missão de todos.”
Por sua vez, Mariana Maraschin sublinhou a urgência de sensibilizar para as questões climáticas desde a infância, preparando os jovens para fazerem a diferença: “Se não começamos a falar do clima desde que somos crianças, em todos os setores e contextos, vamos enfrentar problemas. […] Temos a obrigação de transformar os lugares onde vivemos em espaços melhores, impactando-os positivamente”. Mariana Maraschin tem uma vasta experiência na área da justiça climática e da educação ambiental, e, como Diretora Executiva da Youth Climate Leaders (YCL), a sua missão é aumentar a literacia climática e promover a empregabilidade de jovens no setor da sustentabilidade.
O dia prosseguiu com uma inspiradora talk de Fabian Kabas, estudante de Engenharia Biomédica na Áustria, que partilhou a sua extraordinária viagem de bicicleta entre Graz e Lisboa. Ao longo de 30 dias, percorreu 3320 km, numa jornada de 143 horas, cheia de desafios e aprendizagens.
Após o lanche, os participantes dividiram-se em pequenos grupos para a sessão de trabalho “Uma Geração com + Voz”, onde puderam partilhar os seus projetos e receber aconselhamento e mentoria de várias figuras de destaque. Entre elas estavam Mariana Gomes, fundadora da associação Último Recurso, que utiliza o Direito como ferramenta para responsabilizar os infratores climáticos e que processou o Governo Português em 2023 por incumprimento das leis climáticas; Marta Brazão, Presidente da Circular Economy Portugal, uma associação sem fins lucrativos que promove a transição para uma economia circular, e membro da direção da Comunidade LIDERA, uma rede de jovens profissionais empenhados na construção de uma sociedade sustentável, com foco na ação climática. Os jovens contaram também com o apoio de Débora Gonçalves, mentora no Erasmus Campus e delegada jovem do Conselho das Autoridades Locais e Regionais do Conselho da Europa, e de Mariana Maraschin, da Youth Climate Leaders.
O dia terminou com um concerto intimista da Academia Internacional do Marvão, apresentado por Gustavo Gil (violino), da Venezuela, e Tomoko Nishikawa (piano), do Japão.
A organização do Erasmus Campus – O Bootcamp da Sustentabilidade é da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, em parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, com o apoio da Câmara Municipal de Marvão, do Instituto Politécnico de Portalegre e da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA)