Skip to main content

50 anos 25 de Abril: Comissão evoca 28 de Setembro de 1974 com debate e dossiê multimédia 

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril evoca o 28 de Setembro de 1974 associando-se a um debate organizado pela Associação 25 de Abril, e publicando um dossiê multimédia de acesso livre sobre este episódio da história recente do país.

O evento, que inclui almoço, tem lugar esta quinta-feira, dia 26 de setembro, a partir das 13h00, na sede da Associação 25 de Abril, em Lisboa. Conta com a participação dos militares Carlos Almada Contreiras; José Gabriel Pereira Pinto; Miguel Judas; Nuno Pinto Soares; e Vasco Lourenço, elementos da Comissão Coordenadora do Movimento das Forças Armadas (MFA) no 28 de Setembro e protagonistas desse acontecimento. A moderação está a cargo de Francisco Bairrão Ruivo, historiador e autor do livro «Spínola e a Revolução».

Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva, afirma: “O 28 de Setembro é o primeiro grande momento de rutura do pós-25 de Abril, e é essencial compreendê-lo para se entender o Período Revolucionário. Por isso o integramos nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, que agora, e até 2026, revisitam momentos relevantes para a construção da democracia.”

“Neste episódio, que assinala o fim da primeira etapa da Revolução, o então Presidente da República, general António de Spínola, está no centro dos acontecimentos. Perante o avanço da descolonização, o poder crescente do MFA e dos partidos de esquerda, a vaga de ações e lutas dos movimentos sociais e aquilo que se constituía como um processo revolucionário, Spínola vê-se crescentemente isolado no aparelho de Estado e militar. Como último recurso, apela à ‘Maioria Silenciosa’, numa tentativa de captar apoios dos setores da direita civil para reverter a situação. Pretendia criar as condições para proclamar o estado de sítio e assumir plenos poderes. Sem apoios expressivos e incapaz de afastar o MFA do processo político, Spínola acaba derrotado e renuncia à Chefia do Estado. Este episódio representa uma importante vitória para a Coordenadora do Movimento”, acrescenta a historiadora.

Saber mais sobre o 28 de Setembro

Com o objetivo de promover um maior conhecimento da história recente do país, e dando particular atenção aos mais jovens e aos professores, a Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza regularmente conteúdos históricos produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre, em https://50anos25abril.pt/historia/

No âmbito da evocação dos 50 anos do 28 de Setembro, estará disponível no site das Comemorações um dossiê dedicado ao tema.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril