Skip to main content

Exposição «Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia» patente até 31 de janeiro de 2025 na Torre do Tombo 

A Exposição «Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia», que aborda os processos da transição ibérica, está patente até 31 de janeiro de 2025 no Salão de Exposições do Arquivo Nacional Torre do Tombo (ANTT), em Lisboa. Pode ser visitada entre segunda-feira e sábado, das 9h30 às 19h30. A entrada é livre. 

Na inauguração, esta quarta-feira, estiveram presentes, entre outros, Silvestre Lacerda, diretor da Direção-Geral dos Livro, Arquivos e Biblioteca (DGLAB) e diretor-geral do ANTT; Isaac Sastre de Diego, Director General de Patrimonio Cultural y Bellas Artes; Severiano Vicente, Director Centro Documental Memoria Histórica; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril; a Embaixadora Ana Paula Zacarias, Diretora do Instituto Diplomático; o embaixador de Espanha em Portugal, D. Juan Fernández Trigo; o Embaixador do México em Portugal, Bruno Figueroa; e Manuel Loff, curador científico Exposição. 

“Portugal-Espanha, 50 anos de Democracia” é uma iniciativa desenvolvida pela Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com o ANTT, o DGLAB, o Centro Português de Fotografia, o Instituto Diplomático (IDI) do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da RTP e dos Archivos Estatales por parte de Portugal e pela Subdirección General de Relaciones Internacionales y UE del Ministerio de Cultura por Espanha, através do programa Mostra Espanha. 

Integra a programação conjunta “Portugal-Espanha: 50 anos de Cultura e Democracia”, que resulta da colaboração entre instituições dos Ministérios da Cultura e dos Negócios Estrangeiros dos dois países, e que irá estender-se a setembro de 2025. 


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026 

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia. 

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. 

#50anos25abril