Skip to main content

50 anos 25 de Abril: Comissão apresenta catálogo da Exposição «Unidos Venceremos!» no Barreiro 

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril apresenta esta terça-feira, dia 22 de outubro, às 18h00, na Startup Barreiro (Rua 2, edifício n.º 23), o catálogo da Exposição «Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)», que evoca o papel do mundo do trabalho e do movimento sindical anticorporativo no combate à ditadura. Estarão presentes a Comissária Executiva, Maria Inácia Rezola, e o Comissário científico da iniciativa, José Pacheco Pereira. 

O catálogo retoma os principais elementos da Exposição que esteve patente no Hub Criativo do Beato, em Lisboa, entre 1 de maio e 30 de junho, e nas Oficinas da CP, no Barreiro, e, na sua versão itinerante, em Lousada, Pombal e Campanhã. Retrata o papel determinante do movimento sindical e grevista no fim do Estado Novo e no lançamento das bases para a construção do Portugal Democrático, através de imagens e documentos pouco conhecidos do grande público, constituindo uma peça relevante para a compreensão do fim da ditadura e do processo de construção da Democracia.  

Pode ser adquirido na livraria do Arquivo Nacional Torre do Tombo ou no site desta instituição.  

Exposição itinerante 

A versão itinerante da exposição «Unidos Venceremos! Protesto, Greves e Sindicatos no Marcelismo (1968-1974)» está disponível para cedência. Obtenha mais informações através do e-mail geral@50anos25abril.gov.pt    

Dossiê histórico disponível online 

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril tem ainda disponível online um dossiê histórico sobre o tema. Pode ser consultado em 50anos25abril.pt/historia/unidos-venceremos/   


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026 

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia. O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. 

A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento. 

#50anos25abril