Motivado pela sabedoria, inspiração e garra do discurso de Sophia de Mello Breyner Andresen, este projecto toma como seus alguns dos poemas de carácter revolucionário e contemporâneo da escritora, cruzando várias artes para os comunicar ao público.
Interpretaremos obras musicais de Berta Alves de Sousa, Luíz Costa, Fernando Lopes-Graça, Gabriel Morais de Sousa, Francisco de Lacerda, Maria Teresa Macedo, Alfredo Teixeira, Edvard Grieg, Claude Debussy e Sergei Rachmaninoff. Citaremos também músicas de Abril, de Zeca Afonso a Sérgio Godinho.
«A minha vida é o mar o Abril a rua» apresenta-se assim com o fundamento e missão primordial de reviver e de comemorar a Liberdade e uma das grandes Mestres da Escrita Portuguesa: Sophia!
O Historiador Francisco Maduro-Dias e o Professor Henrique Manuel Pereira integrarão este projecto, liderando cada sessão do Workshop. Este momento de formação, aberto a todas as idades, divide-se em duas partes: “A Democracia, o Abril e a Liberdade” e “Sophia e a sua Obra Poética de carácter revolucionário”.
Ficha técnica:
Criação, Produção, e Performance
beOMNI Expression (Joana Moreira e Miguel Maduro-Dias)
Orientadores (Workshop)
Francisco Maduro-Dias («A Democracia, o Abril e a Liberdade»)
Henrique Manuel Pereira («Sophia e a sua Obra Poética de carácter revolucionário»)
Apoio
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
Município da Praia da Vitória
Cooperativa Praia Cultural
Outono Vivo
Quinta do Espírito Santo
Parceiros Media
Antena 2
Rádio Club de Angra
VITEC AzoresTV
Arte Pela Democracia
«A minha vida é o mar o Abril a rua» é um dos 45 projetos apoiados pelo programa «Arte pela Democracia», uma iniciativa da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril em parceria com a Direção-Geral das Artes.
O Programa «Arte pela Democracia» promove projetos artísticos que se enquadrem nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e que contribuam para a reflexão sobre a relevância deste acontecimento na construção da democracia.
É dirigido a projetos artísticos nas áreas das artes visuais (arquitetura, artes plásticas, design, fotografia e novos media); artes performativas (circo, dança, música, ópera e teatro); artes de rua; e cruzamento disciplinar.
Este programa teve uma dotação orçamental de um milhão de euros. Selecionou um total de 45 projetos, que percorrem o país para comemorar 50 anos de Liberdade e Democracia.