No âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, em parceria com a família de António Borges Coutinho, promove no dia 26 de outubro, a partir das 10h00, uma sessão de homenagem a esta personalidade incontornável da oposição ao Estado Novo nos Açores.
A iniciativa, intitulada António Borges Coutinho: vida e histórias do aristocrata revolucionário, acrescentará informação sobre esta figura de referência dos Açores, que foi também o primeiro governador-civil de São Miguel e Santa Maria depois do 25 de Abril.
O evento contará com comunicações de José Manuel Bolieiro, Presidente do Governo Regional dos Açores, de Maria Inácia Rezola, Presidente da Comissão Nacional para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, assim como de João Bosco Mota Amaral, Manuel Alegre, Eduardo Paz Ferreira, José Decq Mota e Carlos Enes. Haverá ainda espaço para painéis intergeracionais com contributos de familiares, de figuras da academia e de vários espetros políticos, e de testemunhos pessoais de quem privou com António Borges Coutinho, ao longo da sua vida.
O programa do evento, cujo encerramento se prevê para as 18h00, terá um formato inovador e dinâmico, enriquecido com momentos de debate, música e poesia, bem como a exibição de imagens e som de arquivo, cedidas pela RTP.
A BPARPD é guardiã da livraria de António Borges Coutinho, composta por mais de 4000 títulos de monografias, publicações periódicas e folhetos, depositada nesta instituição por vontade dos herdeiros, em 2011. Por contrato de 15 de setembro de 1989, o Arquivo da família Praia e Monforte já tinha sido depositado pelo próprio, em representação da família, nesta Biblioteca Pública e Arquivo Regional. Acrescenta-se que o manuscrito original das Saudades da Terra de Gaspar Frutuoso foi doado a esta Biblioteca Pública e Arquivo Regional em 1950, pelo Marquês da Praia e Monforte, para o tornar público e acessível a todos.
A iniciativa, intitulada António Borges Coutinho: vida e histórias do aristocrata revolucionário segue-se ao Congresso Comemorativo do 50.º aniversário do 25 de Abril, cujo tema é a Revolução no Espaço Atlântico, promovido pela Universidade dos Açores, nos dias 23 a 25 outubro em Ponta Delgada, do qual a organização deste evento colhe sinergias. Com este evento de homenagem, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada complementa a mensagem da exposição As Cores do Silêncio, que está patente nas suas instalações, cumprindo assim a missão de preservar e promover o acesso à informação e ao conhecimento de uma das figuras marcantes do século XX açoriano, integrando-a nas Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.