A Embaixada de França em Portugal concebeu uma exposição para contribuir as comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos.
Mostra o interesse, ou mesmo a paixão, que os acontecimentos ocorridos em Portugal em 25 de abril de 1974 e até 1976 suscitaram em França.
Pela primeira vez, são exibidos os arquivos diplomáticos da época, incluindo uma selecção de telegramas diplomáticos enviados pelo Embaixador de França em Lisboa, Bernard Durand, ao Quai d’Orsay e às mais altas autoridades francesas ao longo desses dois anos.
A exposição reúne ainda os principais títulos da imprensa francesa, bem como artigos, fotografias e arquivos audiovisuais que dão uma perspetiva francesa deste período fundamental para o Portugal democrático.
Enfim, apresenta um conjunto de testemunhos inéditos de personalidades políticas, mediáticas e culturais francesas, que nos contam o “seu” 25 de abril de 1974 e a sua visão dos acontecimentos que se seguiram.
A exposição está localizada no Palácio de Santos, um dos mais belos e importantes palácios de Lisboa.
No dia 20 de novembro (última visita), das 17h00 às 18h00 e das 18h30 às 19h30, é possível participar numa visita guiada gratuita pelo historiador Victor Pereira, a esta exposição no Palácio de Santos, mediante inscrição prévia.
As visitas à exposição no dia 20 de novembro são organizadas no âmbito da semana da Ciência e da Tecnologia em Portugal.