O Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se celebra a dia 25 de novembro, instituído pela ONU, é uma data de mobilização global para a reflexão e o combate à violência de género. Esta data simboliza a resistência contra todas as formas de violência e discriminação que impactam desproporcionalmente as mulheres, destacando a urgência de promover sociedades mais inclusivas e seguras.
Em 2024, a Divisão Policial do Seixal da PSP registou 400 denúncias de violência doméstica.
A violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos, e a sua erradicação exige o envolvimento de todos. Por isso, e para a assinalar esta data, a Câmara Municipal do Seixal, em parceria com as entidades externas que integram o Conselho Consultivo para a Igualdade de Género e Oportunidades – CONCIGO e o grupo de trabalho da Estrutura de Apoio à Vítima da CRIAR-T, e com as unidades orgânicas da autarquia que integram o Grupo Igual para Igual, organizou um programa com iniciativas que apelam à participação de todos.
Participe. E não se esqueça, a violência doméstica é crime público e denunciar é uma responsabilidade coletiva.
A iniciativa integra as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
PROGRAMA
9.30 horas | Flash mob no átrio dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal
Uma força coletiva para acabar com a violência de género, com a participação da Associação Via Urbana.
10.30 horas | Arte pela Igualdade: Inspirando o Fim da Violência contra as Mulheres
Conversa sobre o papel da arte na sensibilização e transformação social, com a partilha de experiências e abordagens artísticas que procuram inspirar o respeito, a igualdade e o fim da violência.
A iniciativa conta com a participação de figuras relevantes da cultura e da sensibilização social como a atriz Melânia Gomes, a bailarina e coreógrafa Catarina Câmara e a ilustradora Sara Malafaia. A moderação está a cargo de Ricardo Loureiro, da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.
Local: Auditório dos Serviços Centrais da Câmara Municipal do Seixal.
18 horas | Flash mob nas estações de comboios da Fertagus nos Foros de Amora e no Fogueteiro
Flash mob que termina com uma intervenção pública, para disseminação da mensagem por toda a comunidade.
Durante a ação, serão distribuídos panfletos informativos, com dados e recursos sobre o apoio às vítimas de violência de género.