Skip to main content

50 anos 25 de Abril: Comissão lança dossiê digital gratuito para assinalar 50 anos do início das Campanhas de Dinamização Cultural 

A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril disponibiliza no site das Comemorações, em 50anos25abril.pt, o dossiê digital «Campanhas de Dinamização Cultural e Ação Cívica do MFA», para assinalar 50 anos passados sobre o início de uma das iniciativas emblemáticas do período revolucionário. Este recurso, que inclui fotografias, cartazes de João Abel Manta e Vespeira e vídeos da RTP Arquivos, é de acesso livre.

Organizadas pela 5.ª Divisão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, as Campanhas de Dinamização Cultural e Ação Cívica marcaram o esforço das Forças Armadas para aproximar a população dos ideais revolucionários e promover o desenvolvimento social e cultural, particularmente nas zonas rurais e mais isoladas do país. Entre outubro de 1974 e novembro de 1975, estas campanhas combinaram ações de consciencialização política, alfabetização, promoção de práticas culturais e melhoria de infraestruturas básicas.

A primeira grande Campanha de Dinamização Cultural

Maria Inácia Rezola, historiadora e Comissária Executiva, recorda: “A 25 de novembro de 1974, começava a primeira grande Campanha de Dinamização Cultural, no distrito da Guarda, promovida pela Escola Prática de Administração Militar (EPAM) e coordenada por Queiroz de Azevedo. Durante 13 dias, militares acompanhados por grupos culturais diversos, desde o rancho folclórico de Gouveia à Orquestra da Gulbenkian ou ao teatro da Comuna, percorrerão várias localidades da região da Guarda, como Gouveia, Trancoso, Seia, Celorico da Beira, Manteigas, Sabugal ou Sintrão.”

“A Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril pretende promover um maior conhecimento da história recente do país junto de diversos públicos e em diferentes formatos, dando particular atenção aos mais jovens e aos professores. É nesse âmbito de atuação que este dossiê se insere, ao lado de outros conteúdos históricos que promovemos, produzidos e verificados por especialistas, em regime de acesso livre”, acrescenta.

O dossiê contempla um contexto histórico sobre o tema; apresenta a 5.ª Divisão do Estado-Maior-General das Forças Armadas e as Campanhas de Dinamização Cultural; os diversos tipos de intervenção (teatro, cinema, música e dança, circo, artes plásticas, literatura, agricultura, veterinária e saúde, sessões de esclarecimento); algumas campanhas realizadas (Guarda, Nortada, Castelo Branco, Verdade, Atlântida, Beira Alta, Maio-Nordeste, Academia Militar); e os seus resultados.

Recursos educativos sobre a resistência à ditadura e sobre o 25 de Abril

Em 50anos25abril.pt/historia é possível encontrar conteúdos sobre os acontecimentos já evocados, nomeadamente sobre o período final da ditadura – como as lutas estudantis, o movimento sindical ou a conspiração dos capitães – e sobre o 25 de Abril. No mesmo sentido, até 2026, outros acontecimentos relevantes assinalados no âmbito das Comemorações serão, de forma progressiva, objeto deste tipo de trabalho.


Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026

As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.

O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.

#50anos25abril