Exposição coletiva de pequeno formato da ARTES – Associação Cultural do Seixal, integrada nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
A inauguração realiza-se no dia 14 de dezembro, sábado, às 16 horas.
Horário
De terça-feira a sábado, das 15 às 19 horas.
1. Todos têm direito à fruição e criação cultural, bem como o dever de preservar, defender e valorizar o património cultural.
Constituição da República Portuguesa, Parte I > Título III > Capítulo III
Artigo 78.º (Fruição e criação cultural)
A Câmara Municipal do Seixal entende a Cultura enquanto serviço público que assegura o direito de todos ao acesso, à criação e sua fruição e elemento essencial na formação da consciência da soberania e da identidade, dialogando, de igual para igual, com todos os povos do mundo e que com o seu imenso potencial de criação, liberdade, transformação e resistência, tal como a emancipação do trabalho, é parte essencial do património do futuro.
50 anos após o 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal do Seixal olha com orgulho e satisfação para o longo caminho percorrido que, de modo consistente, coerente e regular, tem permitido o crescimento das artes visuais no concelho, ao fomentar e apoiar o associativismo e os agentes artísticos; ao incentivar e envolver a comunidade escolar e a população na conceção e fruição das diversas atividades desenvolvidas; ao construir e colocar à disposição da população equipamentos culturais e ao produzir e patrocinar um amplo e diversificado conjunto de atividades formativas e de lazer.
A exposição coletiva de pequeno formato é uma iniciativa organizada e produzida pela ARTES – Associação Cultural do Seixal e pela Câmara Municipal do Seixal, e afirma-se como uma manifestação de liberdade criativa, um projeto de participação e envolvimento, uma possibilidade de transformação e um incentivo à criação, à valorização artística e de encontro e partilha com a comunidade.
«Terras e Raízes» é o tema da exposição deste ano e podemos observar as diferentes técnicas e abordagens que refletem distintas sensibilidades e representações que convivem numa mancha mesclada e harmónica.
Ao criar estes «pequenos tesouros» os autores exploram a ideia de que o objeto artístico pode ser levado para qualquer lugar e que a experiência da arte pode ser vivenciada em qualquer contexto.
Aos artistas participantes e aos visitantes fica aqui o nosso mais caloroso agradecimento.
Informações: 915 633 228 ou dc.galerias.municipais@cm-seixal.pt