Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril distinguida com Prémio Personalidade de 2024 para a Imprensa Estrangeira
A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP) atribuiu o seu 35.º Prémio Personalidade do Ano/Martha de la Cal à Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, liderada pela historiadora Maria Inácia Rezola. O Prémio da AIEP tem como objetivo distinguir a pessoa ou a instituição que tenha contribuído para promover a imagem do país no estrangeiro durante o ano.
Cláudia Teixeira | Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril
Em 2024, a Associação decidiu outorgar o prémio à Comissão responsável de organizar as comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, uma data que marcou a história recente de Portugal.
“O prémio à Comissão Comemorativa 50 Anos 25 Abril, liderada pela historiadora Maria Inácia Rezola, é o reconhecimento do reforço da democracia, tão atacada nos tempos atuais. Portugal tem dado exemplo ao mundo com sua estabilidade política e a alternância de poder. E o 25 de Abril é um marco no compromisso com o Estado Democrático de Direito”, salientou o presidente da AIEP, Vicente Nunes.
A Comissária executiva, Maria Inácia Rezola, reagiu ao prémio agradecendo o reconhecimento dos correspondentes estrangeiros em Portugal.
“Foi um enorme privilégio poder participar nestas comemorações e ver como o país e os portugueses se mobilizaram com entusiasmo. Ninguém quis ficar de fora nesta celebração da democracia e da liberdade. O 25 de Abril está bem presente e vivo na memória dos portugueses, como um marco fundador de um país democrático e europeu”, disse.
A distinção é atribuída anualmente desde 1990 pelos cerca de 50 jornalistas estrangeiros acreditados em Portugal e inscritos na Associação.
Em edições anteriores, o prémio já foi entregue a empresários, políticos, artistas, desportistas e instituições.
Entre os escolhidos estão nomes como a pianista Maria João Pires, o escritor José Saramago, a fadista Mariza, os Capitães de Abril, o antigo Presidente da República Mário Soares, o futebolista Cristiano Ronaldo ou o secretário-geral da ONU, António Guterres.
Desde 2012, o prémio dos correspondentes passou a ser denominado Martha de La Cal (1927-2011), em homenagem à jornalista norte-americana que trabalhou durante vários anos em Portugal para a revista Time e que foi uma das fundadoras da Associação da imprensa estrangeira, há 44 anos.
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril até 2026
As Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril tiveram início em março de 2022 e vão decorrer até 2026. Cada ano foca-se num tema prioritário, tendo como objetivo reforçar a memória e enfatizar a relevância atual destes acontecimentos na construção e afirmação da democracia.
O período inicial das Comemorações foi dedicado aos movimentos sociais e políticos que criaram as condições para o golpe militar. A partir de 2024, revisitam-se os três ‘D’ do Programa do Movimento das Forças Armadas (MFA), em iniciativas que evocam o processo de descolonização, a democratização e o desenvolvimento.
O ano de 2025 é dedicado às primeiras eleições livres.